INSS vai pagar décimo terceiro proporcional a aposentados em 2025; confira datas e quem recebe | Finance Journal

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que se tornaram beneficiários a partir de junho receberão o décimo terceiro salário proporcional em parcela única, que será paga entre novembro e dezembro de 2025.
O pagamento proporcional para os beneficiários do INSS a partir de junho seguirá o número final do cartão de benefício (sem considerar o último digito verificador, aquele que vem depois do traço). Os depósitos serão feitos entre 25 de novembro e 8 de dezembro.
De acordo com Giovanna Guareschi, advogada trabalhista do escritório Brisola Advocacia e Associados, o cálculo para esses beneficiários é feito dividindo o valor por 12 e multiplicando pelo número de meses em que o aposentado recebeu o benefício, o que resulta no décimo terceiro proporcional. Veja o passo a passo:
1. Verificar o valor bruto do benefício mensal;
2. Dividir esse valor por 12;
3. Multiplicar o resultado pela quantidade de meses em que o aposentado recebeu o benefício no ano;
4. O resultado será o valor bruto do décimo terceiro.
Sobre o montante, diz Giovanna, pode incidir Imposto de Renda, que é o único desconto a ser feito sobre o décimo terceiro salário para os aposentados, com alíquotas que variam conforme o valor do benefício. Confira as datas de pagamento do décimo terceiro proporcional do INSS:
Pagamento para maioria dos beneficiários já ocorreu
Segundo o governo federal, o pagamento para maioria dos beneficiários do INSS já ocorreu. Ao todo, 40,66 milhões de beneficiários receberam o décimo terceiro em 2025.
O pagamento foi feito da seguinte forma: para quem ganhava até um salário mínimo, a primeira parcela foi depositada entre 24 de abril e 8 de maio, de acordo com o número final do cartão de benefício. Para quem recebe acima do piso nacional, a primeira parcela foi paga entre 2 e 8 de maio, também conforme o número final do cartão de benefício.
A segunda parcela seguiu o mesmo padrão. Para aposentados que ganham até um salário mínimo, o valor foi creditado entre 26 de maio e 6 de junho. Já para quem recebe acima do piso, o pagamento ocorreu entre 2 e 6 de junho.
Aposentados e pensionistas que afirmam não ter recebido devem ligar para o telefone 135 ou verificar a situação no aplicativo Meu INSS.
Giovanna também ressaltou que tem direito ao benefício quem recebe pensão por morte, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente e auxílio-reclusão. A exceção fica para os beneficiários do BPC/Loas, que não recebem benefício previdenciário e não têm direito ao décimo terceiro.
Previdência privada
De acordo com a advogada trabalhista, beneficiários de previdência privada não têm direito ao pagamento. “A aposentadoria privada feita em bancos, cooperativas de crédito ou corretoras não dá direito ao décimo terceiro. Nesses casos, tratam-se de aplicações financeiras, ou seja, investimentos que não dão direito ao benefício”, explicou Giovanna.
Fonte: Valor Globo
0 Comments:
Postar um comentário