SBT volta a ser criticado por uso de IA em Chaves e Chapolin | Finance Journal
Chaves é um dos programas mais conhecidos dos brasileiros. Com 7 temporadas, o programa mexicano é exibido no Brasil, pelo SBT, desde 1984, e fez parte da infância de muitos.
Em 2024, após quatro anos fora da grade do canal por conta de disputas judiciais entre a família de Roberto Gomez Bolaños, o Chespirito, criador das séries, e a Televisa, responsável pela exibição, o programa voltou ao SBT, mas com mudanças.
Na nova exibição do show, o SBT usou inteligência artificial (IA) na remasterização dos episódios, o que foi alvo de duras críticas de fãs mais assíduos do programa.
Um dos principais perfis dedicados ao programa no X, "Fórum Chaves", publicou novas críticas ao uso da ferramenta nesta quarta-feira (1), mostrando distorções na imagem.
"Se estivesse bem feito não teria anomalia assim. Pausar e encontrar um filme de terror a cada frame aleatório só demonstra o fato já pontuado: isso não é uma remasterização, é apenas um profissional não capacitado mexendo num software que não conhece", afirmou a conta em sua publicação, que gerou repercussão na plataforma.
Os espectadores vêm criticando a prática desde o mês de outubro, quando as séries "Chaves" e "Chapolin" voltaram à exibição internacional.
O SBT já havia se pronunciado sobre o caso, no final de outubro, e afirmou que a ferramenta seguirá sendo utilizada, mas com atenção aos comentários feitos pelo público e "sempre objetivando a reprodução tal como foi captada".
"Foram utilizados recursos que permitem corrigir distorções provenientes do registro analógico em fitas, era normal na ocasião utilizar vídeo tapes que degradavam, adicionando ruídos, rotação de fase e outras instabilidades", informou o SBT no comunicado.
"Estamos, através de IA, retirando os ruídos, recompondo as texturas, porém tomando o cuidado de não repintar os episódios. Porém, recebemos vários feedbacks com sugestões de melhorias no processo que serão levadas em consideração, sempre objetivando a reprodução tal como foi captada", concluiu.
Fonte: FolhaPress
0 Comments:
Postar um comentário