Fraude no INSS: veja passo a passo para acompanhar pedido de reembolso | Finance Journal

Fraude no INSS: veja passo a passo para acompanhar pedido de reembolso  | Finance Journal

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a enviar para aposentados e pensionistas as respostas das entidades sobre os descontos realizados nos seus benefícios. As associações ou sindicatos que não responderam ou afirmaram que não têm documentos para comprovar a autorização serão alvos de um processo de cobrança para devolverem os valores descontados.

As respostas começaram a ser enviadas na última segunda-feira, 9, e serão liberadas aos poucos. Entenda abaixo o que fazer e como acompanhar o pedido de reembolso.

O que fazer se a entidade não respondeu ou não tem documentos?
O INSS afirmou que, na maioria dos casos, os beneficiários recebem como resposta que a entidade não se manifestou ou informou que não tem os documentos solicitados.

Nesta situação, o INSS envia Guias de Recolhimento da União (GRUs) para que as organizações devolvam o dinheiro cobrado indevidamente. Se elas não pagarem em até cinco dias úteis, a instituição vai acionar a Advocacia Geral da União (AGU).

Por enquanto, quem receber essa resposta, não precisa fazer nada além de aguardar.

Como acompanhar o pedido de reembolso do INSS?
Ao receber a resposta acima, os aposentados e pensionistas podem acompanhar o andamento do processo pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS com os seguintes passos:

Entrar no aplicativo ou site do INSS;
Informar o CPF e a senha;
Selecionar “Do que você precisa?”;
Digitar “Consultar pedido”;
Clicar em “Detalhar” no pedido de “Análise de Descontos de Entidades Associativas”.
O que fazer se a entidade tiver documentos ou processo na Justiça?
Segundo o INSS, os aposentados e pensionistas também podem ser informados de que a entidade afirmou que tem documentos ou que há um processo na Justiça. Nesses casos, o beneficiário precisa se manifestar, para dizer se concorda ou não com a resposta.

Esse retorno pode ser feito pelo aplicativo ou site do Meu INSS desde o dia 9 de junho ou nas agências dos Correios, a partir do dia 16 de junho. Contudo, a instituição destacou que as pessoas só devem procurar os Correios depois que tiver passado o prazo de 15 dias úteis desde a contestação, já que esse é o limite de tempo para a organização responder.

“Não é possível apresentar a resposta pelo 135, somente consultas. Não agende também atendimento presencial nas agências do INSS para isso”, informa o órgão.

Como responder ao retorno da entidade pelo Meu INSS?
Os primeiros passos são iguais para quem quer acompanhar o processo ou contestar a resposta da entidade pelo Meu INSS.

A diferença no segundo caso é que, ao clicar no pedido de “Análise de Descontos de Entidades Associativas”, o beneficiário terá a opção de acessar a aba “Cumprir exigência” e deverá avançar conforme as instruções da plataforma. Não é obrigatório anexar nenhum documento.

Fonte: Estadão 

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