Governo oferece US$ 25 milhões por informações sobre fugitivo | Finance Journal

Governo oferece US$ 25 milhões por informações sobre fugitivo | Finance Journal


Nesta segunda-feira, dia 28, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos trouxe à tona um cartaz de procurado que gerou bastante burburinho. O motivo? Uma recompensa impressionante e um suspeito que não passa despercebido.

A publicação feita pela Administração de Repressão às Drogas (DEA) nas redes sociais oferece nada menos que 25 milhões de dólares por informações que possam levar à prisão ou condenação de Nicolás Maduro, o atual presidente da Venezuela.

Os EUA acusam Maduro de estar ligado a um grupo criminoso chamado "Cartel de Los Soles". Recentemente, esse cartel foi classificado como uma organização terrorista internacional pelo ex-presidente Donald Trump. Nessa caça às bruxas, o Departamento também busca a localização de Diosdado Cabello, que ocupa a pasta do Interior, Justiça e Paz da Venezuela, e de Vladimir Padrino López, atual ministro da Defesa. Para os interessados em ajudar, existe um e-mail onde as informações podem ser enviadas, garantindo que a identidade dos denunciantes será mantida em sigilo.

O anúncio provocou uma onda de reações nas redes sociais, especialmente no X (ex-Twitter). Enquanto alguns internautas apoiaram a ação do governo americano, outros criticarão e até zombarão da medida.

Motivações políticas por trás da ação do governo dos EUA

É importante lembrar que essa não é a primeira vez que Nicolás Maduro é acusado de narcoterrorismo pelos EUA. Ele está no poder na Venezuela desde 2013, após a morte de Hugo Chávez, e é frequentemente classificado como um ditador.

As acusações formais começaram em 2020, durante o primeiro mandato de Trump, quando a recompensa inicial era de 15 milhões de dólares. O valor de 25 milhões, que é o atual, foi estabelecido em janeiro de 2025, logo após a reeleição contestada de Maduro, que muitos consideraram um claro abuso de poder.

Fonte: Pronatec

0 Comments:

Postar um comentário