IR 2025: Por que não recebi minha restituição? Veja possíveis razões

IR 2025: Por que não recebi minha restituição? Veja possíveis razões


Todos os contribuintes que tinham direito à restituição conseguiram a liberação dos valores até agosto. Segundo o Fisco, ao todo 22,6 milhões de contribuintes receberam restituições que, juntas, somaram R$ 36,69 bilhões.

Os contribuintes que não tiveram sua restituição liberada devem acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" para uma consulta completa da situação da declaração, por meio do “Extrato do Processamento”.

Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que estejam equivocadas.

Segundo especialistas, os principais motivos para o atraso no recebimento da restituição são:
  • Pendências ou inconsistências na declaração (malha fina), quando os dados declarados não batem com as informações recebidas pela Receita;
  • Dados bancários incorretos ou conta inativa, que impedem o depósito;
  • Compensação de dívidas, quando o valor da restituição é usado para abater débitos com o fisco;
  • Processamento em andamento, mesmo sem erros detectados.
O calendário de restituição segue uma ordem legal de prioridade, que inclui:

  • Idosos com 80 anos ou mais;
  • Pessoas com mais de 60 anos, com deficiência física ou mental, ou moléstia grave;
  • Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério;
  • Quem optou pela declaração pré-preenchida com indicação de chave Pix (CPF);
  • E quem entregou a declaração antecipadamente, dentro do prazo.
É importante ainda ficar atento a golpes, tendo em vista que a Receita Federal não envia e-mails, mensagens por SMS ou WhatsApp para tratar de restituições. Ele lembra que toda a comunicação é feita exclusivamente pelos canais oficiais, e nunca serão solicitados dados bancários, informações sensíveis ou pagamentos extras para liberar valores.

Como consultar o Imposto de Renda 2025?

A consulta é feita pela página ou aplicativo "Meu Imposto de Renda" . Na página, também é possível checar a situação da declaração enviada, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

A página apresenta orientações, e os canais de prestação do serviço permitem uma consulta simplificada. A consulta completa da situação da declaração pode ser feita por meio do extrato de processamento, acessando o e-CAC.

A Receita também conta com um aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da instituição informações sobre liberação das restituições e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Como é feito o pagamento do IRPF 2025?

Os pagamentos só podem ser feitos nas contas bancárias dos titulares. Para aqueles que não conseguirem receber, a Receita oferece a possibilidade de realizar um reagendamento do pagamento pelo Banco do Brasil através do site https://www.bb.com.br/irpf ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Ao utilizar esse serviço, o contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Após isso, deve-se aguardar nova tentativa de pagamento da Receita.

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição em um ano, deverá solicitá-la pelo Portal e-CAC, no site da Receita Federal.

Fonte: O Globo 


0 Comments:

Postar um comentário