INSS informa: alguns beneficiários NÃO receberão no mês de dezembro! | Finance Journal

INSS informa: alguns beneficiários NÃO receberão no mês de dezembro! | Finance Journal


O final de ano é sempre um período de atenção para quem depende de benefícios previdenciários para organizar as finanças. O INSS já divulgou o calendário de pagamentos de dezembro, mas muitos segurados estão apreensivos ao perceber que nem todos irão receber seus valores ainda este mês.

Isso levanta questionamentos sobre quem, de fato, terá acesso ao seu benefício antes das comemorações de Natal e Ano Novo. Pois, enquanto alguns beneficiários podem contar com o valor na conta antes das datas festivas, outros deverão aguardar um pouco mais.

Por trás dessa logística está um sistema diferenciado, estabelecido pelo órgão. Entenda como funciona o calendário de pagamentos e descubra quem precisará conter a ansiedade até os primeiros dias do novo ano e o motivo disso.

Como consultar o benefício e o calendário de pagamentos?

Para saber exatamente quando o pagamento do INSS estará disponível, basta acessar o site oficial ou baixar o aplicativo Meu INSS. O segurado deve fazer o login usando CPF e senha cadastrada no GOV.BR. Lá, basta clicar em “extrato de pagamento” para visualizar data, valor e NB.

Beneficiários contemplados pelo primeiro calendário conseguem conferir oficialmente a previsão desde o dia 15/12. Já quem segue o cronograma do segundo grupo pode consultar a partir de 26/12.

Em caso de dificuldades ou dúvidas, o atendimento do INSS está disponível pelo telefone 135. O serviço automático opera 24h e atendentes humanos de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Funcionamento do calendário de pagamentos do INSS

O calendário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é elaborado anualmente e divulgado antecipadamente para que os beneficiários possam se programar. O processo é simples, mas com alguns detalhes: os pagamentos se iniciam nos últimos cinco dias úteis do mês atual e seguem até os primeiros cinco dias úteis do mês seguinte, de acordo com o penúltimo dígito do Número de Benefício de cada pessoa.

Além disso, os pagamentos são organizados levando em conta o valor do benefício. O primeiro grupo é formado por quem recebe um salário mínimo, atualmente de R$ 1.518,00. O segundo contempla os que ganham acima deste valor.

Quem não receberá o pagamento do INSS em dezembro?

Os segurados do INSS que recebem até um salário mínimo e possuem o penúltimo dígito do NB 6, 7, 8, 9 e 0 não serão contemplados neste mês. Isso ocorrerá porque os pagamentos deste mês, para quem recebe até esse valor, serão creditados entre os dias 22 de dezembro de 2025 e 8 de janeiro de 2026. Ou seja, uma parte dos beneficiários recebe ainda em dezembro de 2025, enquanto a outra parte receberá somente em janeiro de 2026.

Já os beneficiários do INSS que ganham acima de um salário mínimo também não verão o dinheiro em dezembro. Como os pagamentos do INSS são divididos em duas fases, o grupo que recebe acima do piso nacional só terá acesso aos pagamentos de dezembro nos primeiros dias de janeiro do próximo ano. Os depósitos começarão em 02 de janeiro de 2026 e seguirão até o dia 08 do mesmo mês, conforme o penúltimo dígito do NB.

Até um salário mínimo

Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios que recebem até R$ 1.518,00 terão seus pagamentos referentes a dezembro creditados entre os dias 22/12/2025 e 08/01/2026. As datas exatas variam de acordo com o penúltimo dígito do NB:


Acima de um salário mínimo

Para quem recebe acima de um salário mínimo, os pagamentos serão creditados entre os dias 02/01/2026  e 08/01/2026. Veja as datas:


Como receber ou sacar o valor do benefício do INSS?

O depósito do benefício é feito diretamente na conta bancária indicada pelo segurado, seja corrente ou poupança, sem necessidade de saque imediato em espécie. A partir da conta, é possível realizar transferências, pagamentos e movimentar o valor da forma que desejar.

Para quem não tem conta em banco, o saque pode ser feito no autoatendimento ou direto nos guichês da Caixa Econômica Federal, casas lotéricas e Correspondentes Caixa Aqui, mediante apresentação de cartão, senha e documento de identidade.

Fonte: Noticias Concursos 

0 Comments:

Postar um comentário