Idade máxima que é permitido pegar financiamento no Brasil: Depois disso o CPF será bloqueado | Finance Journal

Idade máxima que é permitido pegar financiamento no Brasil: Depois disso o CPF será bloqueado | Finance Journal



Os bancos brasileiros atualizaram recentemente os limites de idade para financiamento habitacional, afetando diretamente o prazo máximo de pagamento. Antes, a soma da idade do mutuário com o prazo do financiamento não podia ultrapassar 75 anos. Com a resolução CNSP nº 205 da Superintendência de Seguros Privados (Susep), esse limite passou para 80 anos e seis meses.

Agora, todas as seguradoras devem oferecer cobertura para contratos dentro desse novo teto, e o seguro precisa ter o mesmo prazo do financiamento. A mudança beneficia principalmente pessoas mais velhas, que poderão financiar imóveis por períodos maiores.

Novidades no financiamento no Brasil

Por exemplo, um mutuário com 60 anos, que antes só conseguia contratar um financiamento de 15 anos, passa a ter direito a um prazo de até 20 anos e seis meses. Já alguém com 50 anos pode financiar por até 30 anos. Essa alteração aumenta o acesso ao crédito habitacional e possibilita parcelas menores ao longo do tempo.

Ajustes nos bancos e impacto no mercado

Bancos como Bradesco e Itaú Unibanco ajustaram o limite de 75 anos para 80 anos e seis meses. O Banco do Brasil aumentou o teto apenas em seis meses, passando de 79 anos e 11 meses para 80 anos, cinco meses e 29 dias.

O HSBC manteve o limite anterior de 75 anos, enquanto Caixa Econômica Federal, Santander e Banco Real já operavam com o novo teto antes da mudança das regras do seguro. Apesar do aumento no prazo, quanto mais velho o mutuário, maior tende a ser o custo do seguro habitacional.

Com o novo limite, o CPF do mutuário não será bloqueado para fins de crédito enquanto estiver dentro da cobertura máxima permitida, permitindo que trabalhadores mais idosos continuem acessando financiamentos habitacionais.

Fonte: correiodoestado

0 Comments:

Postar um comentário