Fraude no INSS: aposentados podem pedir reembolso em agĂȘncia ou presencialmente? | Finance Journal

Fraude no INSS: aposentados podem pedir reembolso em agĂȘncia ou presencialmente? | Finance Journal





Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que foram lesados por descontos indevidos em seus benefĂ­cios podem pedir o ressarcimento ao INSS desde a Ășltima quarta-feira, 14. O governo diz estar avaliando se serĂĄ necessĂĄrio abrir atendimento presencial, mas, por enquanto, os Ășnicos canais para fazer a solicitação de reembolso Ă© pela plataforma Meu INSS, aplicativo ou site, e pelo telefone 135.

Na terça-feira, 13, o INSS enviou a mais de 9,4 milhÔes de segurados uma notificação sobre a identificação de descontos em seus benefícios. Outros 27 milhÔes de segurados que nunca tiveram esse tipo de desconto foram avisados que seus benefícios não foram afetados.

A mensagem enviada foi:

A notificação Ă© o inĂ­cio do processo de ressarcimento aos beneficiĂĄrios que foram vĂ­timas da fraude dos descontos de mensalidades cobradas sem autorização. Isso porque, apĂłs recebĂȘ-la, os segurados devem conferir os descontos que constam no extrato. Caso nĂŁo reconheça algum deles, deve informar ao INSS.

O INSS reforça que nĂŁo hĂĄ necessidade de ir atĂ© uma agĂȘncia do INSS, apenas no caso de herdeiros de beneficiĂĄrios jĂĄ falecidos e, mesmo assim, precisa agendar antes.

O INSS também esclarece que não estå enviando mensagens de texto, e-mails ou fazendo ligaçÔes para tratar sobre esse assunto. O Instituto também orienta que os segurados não devem acionar intermediårios ou terceiros para realizar o pedido de ressarcimento.

Veja como fazer o pedido de ressarcimento

  • Acesse o aplicativo ou o site Meu INSS
  • O aplicativo Meu INSS estĂĄ disponĂ­vel gratuitamente nas plataformas App Store (iOS) e Google Play Store (Android). ApĂłs baixĂĄ-lo, serĂĄ necessĂĄrio criar uma conta com login e senha, informando o nĂșmero do CPF. A senha criada servirĂĄ tambĂ©m para acessar outros serviços pĂșblicos, pois, hĂĄ alguns anos, todos os portais foram unificados no sistema Gov.br.
  • Com seu CPF e senha e clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”
  • O aplicativo exibirĂĄ o nome da entidade e, tambĂ©m, as opçÔes para que o aposentado ou pensionista possa informar se autorizou, de fato, o dĂ©bito.
  • Ao clicar na opção “NĂŁo autorizei o desconto”, o usuĂĄrio receberĂĄ a mensagem de que o pedido foi realizado com sucesso e que as entidades associativas tĂȘm atĂ© 15 dias Ășteis para responder a contestação.
  • A partir deste momento, basta acompanhar a resposta pelos canais de atendimento do INSS – Meu INSS (site e aplicativos para iOs ou Android) ou pelo telefone 135. Esses sĂŁo os Ășnicos canais oficiais do Governo Federal para tratar do assunto.
Também é possível confirmar se o desconto associativo foi autorizado, ou não, pela Central de Teleatendimento 135, que atende de segunda a såbado, das 7h às 22h. Para um atendimento mais råpido, os melhores horårios para ligar são após às 16h e aos såbados.

Prazo para ressarcimento

NĂŁo hĂĄ um prazo fixo para o dinheiro cair na conta. Isso depende do tempo que a entidade levarĂĄ para responder ou ressarcir o INSS. Assim que o valor for recebido, o instituto farĂĄ o depĂłsito diretamente na conta do beneficiĂĄrio.

Para acompanhar e saber mais, a recomendação é consultar os canais oficiais do INSS, pelo site gov.br/inss ou pelas redes sociais verificadas.

Fonte: IstoÉ

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