Fraude no INSS: aposentados podem pedir reembolso em agĂȘncia ou presencialmente? | Finance Journal
Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que foram lesados por descontos indevidos em seus benefĂcios podem pedir o ressarcimento ao INSS desde a Ășltima quarta-feira, 14. O governo diz estar avaliando se serĂĄ necessĂĄrio abrir atendimento presencial, mas, por enquanto, os Ășnicos canais para fazer a solicitação de reembolso Ă© pela plataforma Meu INSS, aplicativo ou site, e pelo telefone 135.
Na terça-feira, 13, o INSS enviou a mais de 9,4 milhĂ”es de segurados uma notificação sobre a identificação de descontos em seus benefĂcios. Outros 27 milhĂ”es de segurados que nunca tiveram esse tipo de desconto foram avisados que seus benefĂcios nĂŁo foram afetados.
A mensagem enviada foi:
A notificação Ă© o inĂcio do processo de ressarcimento aos beneficiĂĄrios que foram vĂtimas da fraude dos descontos de mensalidades cobradas sem autorização. Isso porque, apĂłs recebĂȘ-la, os segurados devem conferir os descontos que constam no extrato. Caso nĂŁo reconheça algum deles, deve informar ao INSS.
O INSS reforça que nĂŁo hĂĄ necessidade de ir atĂ© uma agĂȘncia do INSS, apenas no caso de herdeiros de beneficiĂĄrios jĂĄ falecidos e, mesmo assim, precisa agendar antes.
O INSS também esclarece que não estå enviando mensagens de texto, e-mails ou fazendo ligaçÔes para tratar sobre esse assunto. O Instituto também orienta que os segurados não devem acionar intermediårios ou terceiros para realizar o pedido de ressarcimento.
Veja como fazer o pedido de ressarcimento
- Acesse o aplicativo ou o site Meu INSS
- O aplicativo Meu INSS estĂĄ disponĂvel gratuitamente nas plataformas App Store (iOS) e Google Play Store (Android). ApĂłs baixĂĄ-lo, serĂĄ necessĂĄrio criar uma conta com login e senha, informando o nĂșmero do CPF. A senha criada servirĂĄ tambĂ©m para acessar outros serviços pĂșblicos, pois, hĂĄ alguns anos, todos os portais foram unificados no sistema Gov.br.
- Com seu CPF e senha e clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”
- O aplicativo exibirå o nome da entidade e, também, as opçÔes para que o aposentado ou pensionista possa informar se autorizou, de fato, o débito.
- Ao clicar na opção “NĂŁo autorizei o desconto”, o usuĂĄrio receberĂĄ a mensagem de que o pedido foi realizado com sucesso e que as entidades associativas tĂȘm atĂ© 15 dias Ășteis para responder a contestação.
- A partir deste momento, basta acompanhar a resposta pelos canais de atendimento do INSS – Meu INSS (site e aplicativos para iOs ou Android) ou pelo telefone 135. Esses sĂŁo os Ășnicos canais oficiais do Governo Federal para tratar do assunto.
TambĂ©m Ă© possĂvel confirmar se o desconto associativo foi autorizado, ou nĂŁo, pela Central de Teleatendimento 135, que atende de segunda a sĂĄbado, das 7h Ă s 22h. Para um atendimento mais rĂĄpido, os melhores horĂĄrios para ligar sĂŁo apĂłs Ă s 16h e aos sĂĄbados.
Prazo para ressarcimento
NĂŁo hĂĄ um prazo fixo para o dinheiro cair na conta. Isso depende do tempo que a entidade levarĂĄ para responder ou ressarcir o INSS. Assim que o valor for recebido, o instituto farĂĄ o depĂłsito diretamente na conta do beneficiĂĄrio.
Para acompanhar e saber mais, a recomendação é consultar os canais oficiais do INSS, pelo site gov.br/inss ou pelas redes sociais verificadas.
Fonte: IstoĂ
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