Bolsa Família de dezembro será pago antes do Natal; veja as datas | Finance Journal

Bolsa Família de dezembro será pago antes do Natal; veja as datas | Finance Journal

Conforme o calendário do Bolsa Família, divulgado no início do ano pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), os pagamentos de dezembro estão programados para começar no próximo dia 10.

De acordo com as datas previstas, os repasses serão finalizados antes do feriado de Natal, mais precisamente no dia 23 de dezembro. O valor médio do benefício no último mês de 2024 é de R$ 681,22, e os repasses são feitos de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS).

Os valores do benefício serão depositados do dia 10 de dezembro ao dia 23 de dezembro, finalizando os pagamentos antes do Natal. Confira as datas:
  • Beneficiários com NIS final 1: 10 de dezembro;
  • Beneficiários com NIS final 2: 11 de dezembro;
  • Beneficiários com NIS final 3: 12 de dezembro;
  • Beneficiários com NIS final 4: 13 de dezembro;
  • Beneficiários com NIS final 5: 16 de dezembro;
  • Beneficiários com NIS final 6: 17 de dezembro;
  • Beneficiários com NIS final 7: 18 de dezembro;
  • Beneficiários com NIS final 8: 19 de dezembro;
  • Beneficiários com NIS final 9: 20 de dezembro;
  • Beneficiários com NIS final 0: 23 de dezembro.
A consulta do calendário completo do Bolsa Família pode ser feita no site oficial do governo. Ao abrir a página, basta escolher o mês desejado e clicar no número final do seu NIS.

Benefício de janeiro não será adiantado em dezembro

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) esclareceu que não haverá dois pagamentos acumulados do Bolsa Família em dezembro.

Boatos circularam na internet sobre um adiantamento do benefício de janeiro para dezembro, o que não procede. Os pagamentos seguirão o calendário previamente divulgado pelo MDS. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Ouvidoria pelo Disque Social 121 ou buscar informações no portal Gov.br.

Por fim, é válido ressaltar que os beneficiários que foram vítimas de golpes e tiveram o dinheiro retirado indevidamente podem contestar a transferência junto à Caixa Econômica Federal. Além disso, é recomendado registrar um boletim de ocorrência em caso de invasão de celulares.

Sobre o Bolsa Família

O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do Brasil e é reconhecido mundialmente por ter tirado milhões de famílias da miséria. Relançada em 2023, a iniciativa agora leva em consideração o tamanho e as características familiares, com famílias maiores recebendo mais apoio financeiro.

Além de proporcionar renda aos brasileiros em situação de pobreza, o Bolsa Família integra diversas políticas públicas para fortalecer o acesso a direitos essenciais como saúde, educação e assistência social.

O programa promove a dignidade e a cidadania das famílias por meio de ações complementares, articuladas com outras políticas voltadas para a superação da pobreza e a transformação social, como iniciativas no esporte, ciência e trabalho.

Para receber o benefício, a principal regra é que a renda per capita do grupo familiar seja de, no máximo, R$ 218 por mês. Também é preciso ter inscrição no Cadastro Único, com os dados atualizados.

Esse cadastro deve ser realizado em postos de atendimento da assistência social dos municípios, como os CRAS, mediante apresentação do CPF ou título de eleitor.

Importante notar que, mesmo após a inscrição, a inclusão no Bolsa Família não garante o pagamento imediato. O programa identifica automaticamente, todos os meses, as famílias dentro dos critérios que começarão a receber o benefício.

0 Comments:

Postar um comentário